Artigos, Notícias

Dia Mundial da Saúde Oral

21 de março de 2022

Neste dia de Saúde Oral apresentamos-lhe 8 dicas para enfrentar os medos e fobias.

1) Exprima o que sente

Fale com o seu dentista ou assistente dentária sobre os seus medos e o que está a sentir. Certamente, receberá uma palavra de encorajamento e, assim também uma abordagem diferente por parte da equipa clínica. Ter medo ou fobia não é vergonha.

2) Combine sinais com o seu dentista

Combine sinais com o seu médico, um levantar de mão; um levantar de dedo, um som. Desse modo, ao mínimo desconforto ou dor, poderá interromper o tratamento. Um bom dentista fará tudo para o acalmar e confortar não lhe provocando dor ou desconforto.

3) Faça perguntas sobre os procedimentos

Pergunte o que vai fazer, os procedimentos a adotar. Eventuais efeitos secundários, situações que poderá sentir dor ou desconforto. Necessidade de usar anestesia ou não para o procedimento em questão. Muitos doentes preferem o uso de anestésico, mesmo que tal não seja necessário. Desse modo, sentem se mais seguros e tranquilizados em relação à dor. Informe-se sobre as etapas a seguir e planos de tratamento.

4) Recorra a música para relaxar

Caso goste de ouvir música e, esta o acalme, combine o uso de auscultadores com música ou mesmo uma música ambiente. Muitos consultórios têm música ambiente.  Pode sempre levar os seus auscultadores e ouvir a sua música.

5) Relaxe e controle a respiração

Relaxe e comece por controlar a respiração com inspirações e expirações profundas e prolongadas.

6) Recompense-se pelo esforço

Após a consulta elabore um plano de atividades para recompensar-se, tais como, ir beber um café, um bolo ou compra de algo que goste. Sair com um amigo etc. Desse modo fará um reforço pela positiva.

7) entenda os avanços de medicina dentária

Atualmente há uma série de tratamentos inovadores, indolores e rápidos. Muitos dos tratamentos já são minimamente invasivos. O uso de sedação consciente começa a ser muito usado permitindo tratamentos mais relaxados. Hoje a anestesia local já faz parte dos tratamentos.

8) Faça visitas regulares ao seu dentista.

Marque a sua consulta de check-up. Uma visita regular leva à redução de medos e também à possibilidade de aparecimento de cáries e infeções orais e com isso a uma redução da dor e de tratamentos mais invasivos.

Uma boa saúde oral, dentária ou gengival, é importante para o seu bem estar social bem como previne doenças. Muitas doenças orais são causadoras de   infeções no organismo.

Consulte o seu dentista.

A lacobrigense tem uma equipa diversificada de dentistas que poderão olhar por si.

Paulo Costa e Silva – Coordenador Estomatologia

Clínica “A Lacobrigense”

A Lacobrigense
Scroll to Top